ANGOLA INAUGURA PRIMEIRA FÁBRICA DE SODA CÁUSTICA COM INVESTIMENTO SUPERIOR A 24 MILHÕES DE EUROS

A província de Benguela está prestes a testemunhar um marco histórico com a inauguração da primeira fábrica de soda cáustica e hipoclorito de cálcio em território angolano. O projecto, integrado no âmbito do Salinas e Alexandre’s House, recebe um financiamento avaliado em mais de 24 milhões de euros (24.831.412,76 euros) através da linha de crédito do Deustche Bank.

A assinatura dos contratos aconteceu esta semana, nas instalações do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), em Luanda, marcando o compromisso tangível com o crescimento económico sustentável e a geração de empregos significativos para a população angolana, de acordo com os promotores dos projectos.

A fábrica de soda cáustica e hipoclorito de cálcio desempenhará um papel crucial no fortalecimento da indústria e no avanço do sector pesqueiro em Angola. Ao contribuir para o tratamento de água, desinfecção de superfícies e melhorias na saúde pública, a instalação pretende oferecer benefícios abrangentes para a comunidade.

O projecto Salinas Calombolo, ocupando cerca de 5.000 m², destaca-se como um avanço industrial, promovendo a produção de químicos de alta qualidade. Além de gerar 32 empregos directos e permanentes, terá impacto positivo na formação especializada e na criação de oportunidades no mercado de trabalho nacional.

Outro projeto notável na província de Benguela é o Alexandre’s House, com um financiamento de mais de 47 milhões de euros (47.075.072,90 euros). Focado no fornecimento e montagem de um entreposto para recepção, congelação e processamento de pescado no município da Baia Farta, este empreendimento moderno utilizará embarcações avançadas para captura e uma unidade industrial para processamento e congelação de pescado.

Com uma capacidade de processamento e armazenamento consideráveis, o projeto Alexandre’s House não só impulsionará o sector pesqueiro, mas também contribuirá significativamente para a economia regional, criando 203 empregos directos e permanentes.

O BDA, ao apoiar financeiramente os projetos Salinas Calombolo e Alexandre’s House através da linha de crédito do Deustche Bank, reforça o seu papel fundamental no impulso dos setores estratégicos em Angola, particularmente no sector pesqueiro, onde o país demonstra vasta experiência e elevado potencial a nível regional.

Janeth Mendes

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Solverwp- WordPress Theme and Plugin