Os sectores empresariais de Angola e do Quénia assinaram, nesta quarta-feira em Nairobi, um acordo de cooperação estratégica para fortalecer o comércio entre os dois países.
O acto foi testemunhado pelo Embaixador de Angola no Quénia, Sianga Abílio, durante o Fórum do Sector Privado, realizado paralelamente à Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL).
Este acordo faz parte de 12 Memorandos de Entendimento estabelecidos entre Angola e o Quénia, assinados em Outubro de 2023, durante a visita do Presidente angolano, João Lourenço, ao país. Considerado crucial para o desenvolvimento económico dos dois países, o acordo visa promover parcerias entre os sectores público e privado, além de fomentar oportunidades de negócio.
O presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Angola (CCIA), Vicente Soares, afirmou que o memorando é “uma marca concreta do reforço da cooperação entre os dois países num momento alto das relações empresariais”. O acordo também prevê a organização de fóruns para estimular o estabelecimento de negócios entre empresas angolanas e quenianas.