O Banco de Fomento Angola esteve em destaque no 𝐁𝐀𝐅𝐓 𝐀𝐟𝐫𝐢𝐜𝐚 𝐁𝐚𝐧𝐤-𝐭𝐨-𝐁𝐚𝐧𝐤 𝐅𝐨𝐫𝐮𝐦, que decorreu quinta-feira, em Nairobi, Quénia, reunindo decisores, especialistas e líderes do sector bancário para debater o futuro do comércio internacional, a inovação digital e a sustentabilidade financeira em África.
No painel “Trade Digitization in Africa”, Alice Azevedo, responsável pela Divisão Internacional e Financeira do BFA, assumiu o papel de moderadora, conduzindo a reflexão sobre o impacto da tecnologia na modernização das operações de comércio internacional em África.
O painel contou igualmente com a presença de Ian Milne (MonetaGo), Kevin Holmes (Rand Merchant Bank) e Niron Rampersad EMBA (Nedbank), abordando como a digitalização tem vindo a reduzir barreiras, aumentar a eficiência e fomentar o crescimento económico através do acesso ao financiamento.
Por sua vez, Denise Pinheiro, responsável pelo Gabinete de Sustentabilidade do BFA, participou como oradora no painel “Navigating the Nexus: Sustainable Trade Finance, Global Regulation & the Role of African Banks”, onde se debateu o papel dos bancos africanos na transição para um financiamento mais sustentável, em alinhamento com as exigências regulatórias globais.
Segundo o BFA, a presença activa nestas sessões reforça o seu posicionamento na construção de soluções financeiras mais modernas e inclusivas.
Fundada em 1921 como Associação de Banqueiros para Comércio Exterior, Aa BAFT é a principal associação global do sector de transações bancárias internacionais.
A juda a conectar soluções entre instituições financeiras, provedores de serviços e a comunidade regulatória, promovendo práticas financeiras sólidas, permitindo inovação, eficiência e crescimento comercial.