O Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto foi distinguido pelo Conselho Internacional de Aeroportos para África com o Prémio de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, na categoria de “Pioneiro Emergente de Aeroporto Verde”.
A atribuição ocorreu durante a 34.ª Assembleia Geral da ACI África, em Lusaca, Zâmbia, reforçando a projecção internacional de Angola e a sua aposta na modernização e sustentabilidade das infra-estruturas de transporte aéreo.
Para o Ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D’Abreu, “ este prémio demonstra que Angola está a construir uma aviação civil moderna, competitiva e sustentável. O Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto é hoje uma referência continental e internacional, símbolo do compromisso do Executivo com a inovação e com o futuro.”
A ACI África é a secção regional da Airports Council International, a associação global que representa os aeroportos em todo o mundo e promove padrões de excelência no sector. Em 2026, Luanda será a cidade anfitriã da Assembleia Geral da ACI África, consolidando a posição de Angola como protagonista no desenvolvimento da aviação civil africana.