O Banco Nacional de Angola (BNA) aplicou uma multa ao Banco Keve por alegadas deficiências na Prevenção e Combate ao Branqueamento de Capitais e Financiamento do Terrorismo (AML/CFT) referentes ao período 2021-2022.
O Banco destaca que, ainda antes da inspecção do regulador, a actual liderança, empossada em 2022, já havia iniciado reformas profundas na área de Compliance, com vista ao alinhamento com os padrões internacionais do GAFI/FATF.
Entre as medidas implementadas contam-se: contratação de um Compliance Officer sénior, adopção de plataformas tecnológicas avançadas para monitorização de transacções, revisão das políticas internas de AML/CFT, reforço do onboarding e due diligence de clientes, programas contínuos de formação técnica e reporte sistemático de operações suspeitas à UIF.
O Keve salienta que o BNA reconheceu os esforços de remediação, apesar da sanção aplicada.
O Banco reafirma o seu compromisso com a ética, a transparência e a conformidade regulatória, bem como o alinhamento com as exigências do BNA, os padrões do GAFI e a estabilidade do sistema financeiro nacional.