A NOSSA Seguros e a Associação Agro-Pecuária Comercial e Industrial da Huíla (APPCIL) formalizaram a assinatura de um memorando que dará acesso privilegiado ao Fundo de Pensões Nossa Agro às empresas e cooperativas filiadasdesta Associação.
O acto decorreu no Lubango, e contou com a presença do Governador da Província da Huíla, Eng. Nuno Mahapi Dala, e de representantes de empresas associadas e clientes.
O acordo assinado no segundo dia da Expo Huíla 2025, maior feira de negócios da região, abrange as 712 empresas e, que passam a ter acesso ao Fundo de Pensões da NOSSA e pelas cooperativas e empresas do sector agrícola filiadas da APPCIL ao Fundo de Pensões NOSSA Agro, um instrumento de poupança e investimento complementar ao sistema de Segurança Social.
O produto permite a adesão a partir de 5.000 Kwanzas mensais, com contribuições flexíveis, acompanhamento regular dos investimentos através da aplicação móvel da NOSSA Seguros e apoio de uma equipa especializada.
O fundo atribui benefícios em situações como reforma por velhice, reforma antecipada, reforma por invalidez devidamente comprovada e, em caso de morte do assegurado, pagamento do montante acumulado aos herdeiros legais ou beneficiários indicados. Cada participante recebe ainda, sem custos adicionais, uma apólice do Seguro Amparo Familiar, que garante a cobertura de despesas de funeral, por um ano.
Para a APPCIL, o memorando representa a criação de condições acessíveis e estruturadas para os seus associados e trabalhadores planearem a reforma. “Agro mais tecnologia é igual a futuro garantido. O futuro deste país está exactamente no agro”, comentou o Presidente da associação, Paulo Gaspar.
Já para a NOSSA Seguros, o protocolo assinado no Lubango traduz a consolidação do compromisso em disponibilizar soluções reguladas de poupança e protecção. “O impacto deste fundo representa estabilidade para famílias, segurança para comunidades e mais coesão social.
Estamos a falar de contribuições acessíveis e flexíveis. Isto significa dar a cada pessoa a capacidade de planear o seu futuro com dignidade, e a cada empresa a oportunidade de valorizar os seus colaboradores”, comentou o Administrador da NOSSA Seguros, Marcelo Perdigão, durante a cerimónia de assinatura do memorando.



É de facto no Agro onde está o futuro de Angola, pois é apartir dele que vamos garantir a nossa segurança alimentar e vamos certamente impulsionar a nossa economia, com as exportações dos excedentes produzido no campo, contribuindo assim para nossa estabilidade cambial.
Paulo Gaspar, Presidente da APPCIL, tem uma visão estratégica bastante acertada, quanto a esta questão.