Angola e Japão assinaram na Terça-feira, em Luanda, um acordo para expandir a energia elétrica nas províncias do Namibe, Huíla, Cuando Cubango e Cunene.
O objetivo é reforçar a capacidade e resiliência das infraestruturas de transmissão de energia elétrica no sul do país.
O acordo, relacionado ao Projecto de Reforço dos Sistemas de Transmissão na Região Sul de Angola, foi assinado pelo ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, e pelo embaixador do Japão em Angola, Sano Hiroaki.
Segundo comunicado do Governo, o propósito é promover o acesso fiável à eletricidade, impactando positivamente o desenvolvimento económico e social das regiões beneficiadas, além de contribuir para a sustentabilidade energética nacional.
Na ocasião, Téte António destacou a importância do instrumento jurídico assinado, considerando-o “um passo fundamental” que antecede a assinatura de outros acordos no quadro da cooperação bilateral.
A assinatura do acordo antecede a 9.ª Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento Africano (TICAD9), marcada para os dias 20 a 22 de Agosto de 2025 em Yokohama, Japão. O Governo destacou que o evento poderá abrir espaço para novos compromissos bilaterais em diferentes domínios.