O Banco Angolano de Investimentos (BAI) e o Conselho Nacional da Juventude (CNJ) assinaram um memorando de entendimento para a criação de uma linha de crédito no valor de 10 mil milhões de kwanzas.
A iniciativa visa apoiar jovens que pretendem investir no agronegócio e noutras áreas de actividade económica.
A informação foi avançada pelo presidente do CNJ, Isaías Kalunga, durante o evento “Café CIPRA”, realizado na quarta-feira, 16, em Luanda. O responsável explicou que esta medida está inserida no “Programa Juvenil de Apoio à Produção Nacional”, uma iniciativa do CNJ que tem como objectivo incentivar a juventude à prática agrícola.
No âmbito deste programa, e em parceria com o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário, já foram beneficiados 803 jovens com acesso a crédito e a terras para produção. Isaías Kalunga destacou que o apoio do BAI demonstra o compromisso da instituição com a responsabilidade social e, em particular, com a promoção do auto-emprego entre os jovens.
O CNJ tem ainda em curso um projecto-piloto na província do Bengo, onde está a ser construída uma cidade agrícola que deverá gerar cerca de 400 empregos directos.