O BNI Europa detido integralmente pelo BNI Angola, que tem como principal accionista Mário Palhares, antigo vice-governador do Banco Nacional de Angola, está a caminho de ter novos accionistas.
Segundo o Jornal Económico, há, pelo menos, três bancos pequenos no mercado português. O BPG, da Fundação Oriente que está na fase final da venda ao VCredit. Já o Banco Carregosa e o BNI Europa estão à procura de compradores.
O BNI Europa é detido integralmente pelo BNI Angola, que tem como principal accionista Mário Palhares.
Desde 2019 que os angolanos procuram um comprador para o bancs. O BNI acordou a venda ao Banco Master em 2021. Os brasileiros chegaram a pagar um sinal de 8,5 milhões de euros, que tinha como garantia as acções do próprio banco português caso o negócio não chegasse a um bom porto e o BNI não conseguisse restituir o dinheiro.
Com a aquisição do BNI Europa, o Master queria ser “banco dos brasileiros na Europa”, como chegou a adiantar ao ECO. Porém, ano e meio depois de o processo ter dado entrada no Banco de Portugal para aprovação, o banco brasileiro retirou a oferta de compra por conta de mudanças nos planos de expansão internacional.