O Caminho de Ferro de Moçâmedes (CFM) aumentou a capacidade de transporte de ferro-gusa para 1.470 toneladas por viagem, graças à introdução de novos vagões.
O teste experimental, realizado no sábado, envolveu 32 vagões, substituindo os 17 utilizados anteriormente, partindo da comuna do Cuchi para o Porto Mineiro do Namibe.
Segundo António da Cruz, presidente do Conselho de Administração do CFM, este aumento cria condições para melhor exploração do potencial da via férrea Menongue-Lubango-Namibe. Até agora, o transporte de carga mineira no presente ano já alcançou 45.797 toneladas, quase o dobro das 25.000 toneladas registadas em 2023, evidenciando o crescimento e a atratividade para novos investimentos.
A Companhia Siderúrgica do Cuchi (CSC) também se destaca no sector, tendo exportado cerca de 20.000 toneladas de ferro-gusa verde entre Dezembro de 2023 e Abril de 2024, gerando receitas de 18 milhões de dólares. A empresa planeia uma produção trimestral de 20.000 toneladas e prevê alcançar 96.000 toneladas até ao final deste ano.
Com a entrada de três novos fornos de alta capacidade até 2025, a CSC projeta uma produção anual de 516.000 toneladas, reforçando a posição de Angola como um importante exportador de ferro-gusa para mercados internacionais, incluindo o Quénia.