Cabo Verde tem um plano ambicioso em transformar-se num hub digital na África Ocidental.
Segundo a Representante do Banco Mundial naquele arquipélago lusófono, a estratégia consiste em digitalizar 100% dos serviços públicos, tornar Cabo Verde numa economia cashless e promover um sector económico forte ancorado nas tecnologias de informação e comunicação.
De acordo com Indira Campos, o Grupo Banco Mundial tem sido um parceiro chave nesta jornada.
“Um dos pilares desta transformação é o Portal Consular, uma plataforma inovadora que, desde 2019, tem melhorado a interação entre os cabo-verdianos na diáspora e o Estado. O atendimento consular, antes marcado por ineficiências e atrasos, foi revolucionado, com serviços acessíveis 24 horas por dia, tempos de resposta significativamente reduzidos e opções de pagamento digital”, sustentou.
Indira Campos deu a conhecer que o impacto do Portal tem sido notável, pois, 62% dos pedidos processados em menos de 24 horas.
“85% de redução no tempo de emissão de documentos; Mais de 68% dos pagamentos realizados digitalmente. A partir de 2025, esta experiência será expandida para o Portal Único, trazendo eficiência aos serviços de toda a administração pública para o arquipélago”, concluiu.