O Banco Millennium Atlântico realizou hoje a primeira edição das “Jornadas de Sustentabilidade”, no auditório da Cidade Financeira, em Luanda. Este evento, que surge do compromisso histórico da instituição com a responsabilidade social e a sustentabilidade da actividade económica do país, representa um marco importante na jornada do Banco na escolha da Sustentabilidade como factor central da sua estratégia empresarial, materializando-se em aspectos como a agenda de inclusão financeira ou a concessão de financiamento a projectos estruturantes que contribuam para a diversificação económica de Angolae geração de impactos positivos sociais e ambientais.
A iniciativa contou com o apoio institucional do Pacto Global das Nações Unidas, fortalecendo o compromisso do Banco com os princípios universais de sustentabilidade e com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Estiveram presentes entidades estratégicas do ecossistema de sustentabilidade nacional, como a Agência Nacional de Resíduos, bem como clientes, fornecedores e parceiros de negócios, incluindo demais instituições bancárias, com vista ao fortalecimento de uma economia mais verde e responsável em Angola.
“Temos sido impulsionados pela visão de um futuro em que o crescimento económico e a preservação ambiental caminham lado a lado. O ATLANTICO está comprometido com uma agenda ESG que vem construindo, criando pontes para um desenvolvimento genuinamente sustentável e inclusivo para Angola,” destaca António Assis, o Presidente do Conselho de Administração do Banco.
“Com as Jornadas de Sustentabilidade queremos reforçar a nossa liderança pelo exemplo e inspirar o nosso país em prol do aprofundamento da sustentabilidade e das boas práticas financeiras quer junto dos decisores, quer junto dos empresários, quer junto das comunidades envolventes”, sublinhou, por sua vez, Yuma Santos, Directora de Sustentabilidade e Impacto do Banco Millennium Atlântico.
As “Jornadas da Sustentabilidade” pretendem afirmar-se como um espaço de diálogo e consciencialização a nível nacional, no qual as empresas e os decisores públicos tenham oportunidade de apresentar soluções e inovações no campo empresarial que contribuam para a preservação ambiental e o desenvolvimento social, criando um ambiente económico mais forte e capaz de acompanhar os grandes desafios da economia e do desenvolvimento nacional.
Durante o evento, os stakeholders visitaram uma pequena exposição, que reuniu empresas com foco em serviços de impacto ambiental, impulsionando a colaboração em projectos que priorizam a gestão de resíduos e a eficiência energética, entre outros.