Com o lema “Finanças Sustentáveis, Criptoactivos e Finanças Digitais”, a Comissão do Mercado de Capitais (CMC) lançou, esta segunda-feira, 7 de Outubro, a 8.ª Edição da Semana Mundial do Investidor (SMI), evento promovido pela Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO).
Falando na sessão da abertura do evento, a Ministra das Finanças, reforçou a importância da educação financeira como pilar fundamental para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar de qualquer sociedade, sublinhando que a capacitação financeira promove a independência económica, fortalece comunidades, reduz as desigualdades e abre portas para oportunidades de crescimento e inovação.
“Sem a democratização do conhecimento é difícil assegurarmos que o papel de ponte é exercido na sua plenitude, porque apenas tendo acesso à melhor informação possível é que podemos ter a perfeita consciência das opções que estão disponíveis e tomar decisões informadas. De modo que a educação financeira é absolutamente indispensável”, disse.
Vera Daves de Sousa relembrou ainda que pela terceira vez a CMC é convidada para coordenar as actividades da SMI no continente africano, o que revela um sinal claro de confiança no trabalho que Angola tem desenvolvido.
A SMI é um evento realizado simultaneamente em mais de 60 países e visa reforçar a importância da cooperação internacional na promoção de uma cultura de investimento responsável e consciente.
A edição deste ano será realizada em formato híbrido, com actividades a decorrerem na Academia BAI, na Rede de Mediatecas de Angola (ReMA), Universidade Agostinho Neto, Universidade Católica de Angola, Instituto Superior Politécnico Tocoísta, Universidade José Eduardo dos Santos do Huambo, abrangendo algumas províncias do território nacional.