A ENSA continua a liderar o sector segurador nacional, com a maior quota de mercado em 2023, de 27%, fruto da sua experiência comprovada e de uma panóplia diversificada de produtos.
Segundo o Relatório e Contas da empresa, a liderança é resultado da confiança dos clientes, pela solidez financeira e pela notoriedade pública.
De acordo com o documento, em 2023 a ENSA contava com perto de 50.000 clientes, mais de 67.000 apólices activas e mais de 100% de margem de solvência.
A sua robustez traduz-se num resultado líquido, em 2022, de 5,3 mil milhões de Akz e com uma taxa com mais de 83% de reconhecimento espontâneo.
Única instituição nacional do sector entre as maiores seguradoras de África em 2022, na 46.ª posição no ranking das 100 maiores seguradoras do continente, foi a primeira empresa pública angolana a ter notação internacional, assinalada pela Standard & Poor’s, o que patenteia o prestígio da insígnia.
Participações de Capital
A par destas deligências, a ENSA detém participações de capital em várias entidades de diferentes segmentos, tais como na área imobiliária, na área bancária, na área de resseguro e na área dos cuidados médicos.
Estas participações têm se revelado estratégicas, não só para a actividade seguradora, como também para a economia do país na sua globalidade.
Estas diversas participações demonstram a versatilidade e capacidade da ENSA num mercado que se veste cada vez mais de multidisciplinaridade e capilaridade de negócio.
Hoje a ENSA conta com uma ampla rede estabelecida de fornecedores, mormente no segmento dos cuidados médicos no âmbito dos seguros de saúde e de acidentes de trabalho e doenças profissionais, que oferecem serviços diferenciados, pelo que se mantém ao longo de anos como referência para todos os segmentos de clientes, quer sejam eles do sector privado, quer institucional.