Em 2018, o Ruanda gastou US$ 40 milhões para estar na manga da camisa do Arsenal.
Todos pensaram que era uma loucura do Governo de Paul Kagame.
Segundo analistas, o país é nove vezes menor que o Reino Unido – com um PIB de US $ 10 bilhões e uma renda média de US $ 700.
Então, a pergunta era o por que estavam a pagar um dos clubes de futebol mais ricos do mundo?
Caleb Maru, fundador do Tech Safari, o boletim informativo e comunidade de tecnologia que mais cresce em África, responde: “O Ruanda tinha um plano”.
Para si, eles queriam virar o seu passado doloroso de cabeça para baixo e ser um dos principais destinos para o turismo e negócios. A campanha “Visite Ruanda” nasceu para trazer o mundo para Ruanda.
“E eles investiram pesado – no futebol.O Ruanda gastou US$ 40 milhões para vestir a camisa do Arsenal. E os negócios não pararam com o Arsenal:O Ruanda pagou 10 milhões de euros para patrocinar o Paris Saint-Germain (PSG) em 2019. No ano passado, o Bayern de Munique assinou um contrato de cinco anos com o Ruanda (mas eles mantiveram o valor em dólares ..”, recorda.
Para o analista , esses clubes promovem Ruanda com “Visit Rwanda” nos seus estádios em dias de jogos e nas suas camisas.
Então, por que futebol?, questiona.
“Bem, o Ruanda percebeu que o futebol não é apenas um jogo. É um movimento. Os estádios ficam lotados de adeptos emocionalmente ligados a esses clubes – por meio de vitórias e derrotas. E as marcas querem entrar nessa paixão.Portanto, não é surpreendente que os patrocínios de futebol sejam uma indústria de US$ 39,36 bilhões”, lembra.
“Mas parece que há valor para o dinheiro.Essa manga do Arsenal é vista 35 milhões de vezes por dia. Agora, o Ruanda está no centro das atenções globais. E os milhões voltaram”.
Em 2022, o Arsenal e o Paris Saint-Germain geraram mais de US$ 160 milhões em valor de mídia para o Ruanda.
“E cinco anos desde o início da campanha Visit Ruanda: A receita do turismo subiu para US $ 620 milhões, de US $ 438 em 2017
Mais de 1,4 milhão de turistas visitaram o Ruanda no ano passado (3x mais do que em 2021). Mas o futebol é apenas uma coisa em que o Ruanda apostou alto”, conclui.