A Sociedade Mineira de Catoca celebrou assinalou nesta quarta-feira, 32 anos de existência, afirmando-se como um dos pilares do desenvolvimento económico nacional.
Em comunicado tornado público, a empresa diz que ao longo de mais de três décadas, consolidou a sua posição como o segundo maior contribuinte de receitas cambiais do Estado, desempenhando um papel determinante no fortalecimento da economia, na criação de emprego e na promoção do desenvolvimento sustentável.
“Este percurso está marcado pelo compromisso com a excelência, pela valorização do capital humano e pela responsabilidade social, reflectindo uma actuação alinhada com os interesses do País e com a construção de um futuro mais próspero para as próximas gerações”, ressalta.
Recorda que há 31 anos, “a Catoca transforma recursos em progresso, contribuindo de forma sólida e consistente para o crescimento de Angola”, conclui.
A Sociedade Mineira de Catoca é uma empresa de prospecção, exploração, recuperação e comercialização de diamantes. Constituída pela Endiama, a Taadeen Investment LLC ( Empresa subsidiária do Fundo Soberano de Oman, é a quarta maior mina do mundo explorada a céu aberto e a maior empresa no subsector diamantífero em Angola, sendo responsável pela extracção de mais de 75% dos diamantes angolanos.
Opera na Província da Lunda Sul, a cerca de 35 km da cidade de Saurimo. A empresa dedica-se à prospecção, exploração, recuperação e comercialização de diamantes.
Foi criada por iniciativa do Governo angolano e parceiros para desenvolver o maior kimberlito do país.


